Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Compartilhando algo muito importante!!!



Amigos.
Como eu não sei exatamente o que vocês estão achando da experiência da Leitura Partilhada (apesar de eu ainda não ter terminado o livro, é que acabo contando outras coisas e deixo a nossa leitura – que já está pronta – de lado!), eu vou deixar essa idéia um pouco adormecida, está bem?! E por eu já saber o quanto foi contagiante A Cabana...
... Tem umas palavras do livro que acabei de ler que preciso muito partilhar com vocês, está certo?! Daí quem gosta de ler; ou se identificar com as palavras; ou que queira conhecer um pouco mais dos seus filhos; queira conhecer o seu esposo ou esposa; queira mesmo conhecer seu namorado ou namorada; ou até mesmo seu pai ou sua mãe... Não deixe de adquirir um exemplar e lê-lo. Eu garanto que será uma das leituras mais proveitosas da sua vida!

As Cinco Linguagens do Amor. Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge. Editora Mundo Cristão. Autor: Gary Chapman.

Capítulo 10 – Amar é um Ato de Escolha: O amor não apaga o passado, mas altera o futuro. (pg. 131)
“Nossas ações precedem nossas emoções.” “Amar é uma decisão. E cada cônjuge pode iniciar esse processo hoje mesmo.” (pg. 138 e 139)
“Se você afirma ter sentimentos que não nutre, isso é hipocrisia. Porém, expressar um ato de amor em benefício, ou para prazer de outra pessoa, é um ato de escolha.” (pg. 158)

Capítulo 13
Os Filhos e as Linguagens do Amor

Conceito Importante

As cinco linguagens do amor aplicam-se também aos filhos, apesar deles não estarem conscientes de suas próprias necessidades e poderem, ou não entender suas devidas atitudes.

  1. Palavras de Afirmação – Ao educarmos nossos filhos, temos a tendência de criticar suas falhas. Se extrapolada, esta atitude pode provocar conseqüências nefastas em sua vida adulta. Determine a si mesmo elogiar seu filho por toda atitude correta que ele praticar na próxima semana. Um mínimo de dois elogios ao dia é um bom alvo.
  2. Qualidade de Tempo – Desça ao nível de seus filhos. Descubra os interesses deles e procure conhecê-los o máximo possível. Quando estiver com eles, fique totalmente presente, dando a eles atenção integral. Separe um momento diário para gastar com cada um de seus filhos, nem que sejam poucos minutos por dia, mas dê-lhes “Qualidade de Tempo”. Coloque isso como prioridade em sua vida.
  3. Receber Presentes – Presentear exageradamente um filho pode fazer com que estes brinquedos tornem-se sem sentido, e também transmitir a criança um falso valor das coisas. No entanto, presentes periódicos, premeditadamente escolhidos e dados juntamente com palavras afirmativas do tipo: “Eu amo você; então quis lhe trazer este presente”, podem ajudar a suprir a necessidade de amor de uma criança. Da próxima vez que você comprar ou oferecer um presente a seu filho (a), expresse amor verbalmente quando for entregá-lo. (Outra forma de expressar amor a seu filho é negar-se a dar a ele algo que seja inadequado...)
  4. Formas de Servir – Apesar de você constantemente realizar as coisas por seu filho, na próxima vez que terminar uma tarefa que seja especialmente significativa para ele, faça questão de dizer que realiza aquilo porque o (a) ama muito. Escolha algo que não seja especialmente agradável a você, mas que seja muito importante para ele. Adquira uma nova habilidade na área acadêmica ou mecânica, para ficar um pai mais completo.
  5. Toque Físico – Abraços, beijos e toques adequados são muito importantes para o “tanque” emocional de seu filho. Leve em consideração a idade, o temperamento, a linguagem do amor, etc., de cada filho e determine uma aproximação especial nessa área. Quando eles crescerem, você precisará aprender a ser mais sensível, mas também deve continuar com o hábito de tocá-los para a afirmação dos mesmos.
  6. Em caso de descobrir a primeira linguagem de amor de seu filho, ponha sua atenção nisso e use-a regularmente. Porém, não negligencie as outras quatro. Elas poderão ter muito significado uma vez que você já aprendeu a falar-lhe em sua primeira linguagem.
Destaque a importância tanto de descobrir como de compartilhar o conceito das linguagens do amor com seus filhos. Isso deve ser feito baseado no nível de compreensão, e leve em conta, primeiramente, a idade de cada um dos mesmos. Encoraje-os a expressar as opiniões deles a respeito de suas próprias linguagens do amor. Conte-lhe também qual é a sua e a de seu cônjuge. Como esta prática pode ser feita em culturas e contextos familiares diferentes?

Então?! Gostou?! Pois é... A partir deste último capítulo do livro dá para ver o quanto já erramos com nossos filhos, ver onde nossos pais falharam conosco... Né?! Imaginem todo o livro, explicando cada uma das linguagens do amor e exemplificando dentro do casamento, com nosso cônjuge... Vale à pena, e quem sabe não seja uma ótima aquisição para a família?!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei,Fico animada com a leitura no teu Blog.
Acho ate que vou começar a ler todos os dias um pouquinho....hehehe
Beijao e fiquem com Deus!
Saudades Nê!