Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Calango

Alguém lembra que quando era pequeno e via “Os Trapalhões” o Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo falava de “calango”. Vai um vídeo pra relembrar:

(Ele diz: “Suor de sovaco de calango viúvo”)



Segundo o nosso amigo Antônio Houaiss, editado e publicado em 2004, na página 569 define o verbete da seguinte forma:

Substantivo Masculino. 1- Designação comum a diversos lagartos de pequeno porte, especialmente da família dos teiídeos. 1.1- Lagarto da família dos teiídeos (Ameiva ameiva), encontrado do Panamá ao Norte da Argentina, com cerca de 18cm de comprimento e coloração verde com manchas brancas nos flancos; bico-doce, calango-verde, camaleão-ferro, jacarepinima, tejubina, tejubinha. (...)



Viram que legal?! Este bichinho lindinho já fez muita gente “saracotear” na beira mar, pois é mais um animalzinho que faz parte da fauna litorânea aqui.

E como disse Vergílio Ferreira: Uma língua é um lugar donde se vê o Mundo em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca tinha visto este bicho.
E me desculpe mais achei feio...parace uma lagartixa gigante,uiii que arrepiu!
Beijao e fiquem com Deus!

Anônimo disse...

Eca! como diz o Leo, e tu convive com isso... E não queria saber da Morungava quando morava aqui e era da Cidade!!!! Cuidado comadre, esse é o filhote, a Mamãe dele pode te pegar!!! Cris pinho