Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Seu balde está cheio?


Rath, Tom. Seu balde está cheio? / Tom Rath e Donald O. Clifton. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

Sabem aqueles livros que deveriam ser “poket” para leitura diária?! Sabe aqueles livros que deveriam se tornar tipo “Minutos da Sabedoria”? Garanto a vocês que este livro de Rath e Clifton é um destes.
Energia positiva... simples né? Nem tanto. Mas é fundamental! Garanto que para quem tem tempo e dedicação em uma tarde fria e ensolarada aí no sul a leitura flui e você acabará o livro com vontade de ler novamente.
Fora isso, não sabes o que dar de presente para alguém? Ótima opção! Independente da área de atuação da pessoa, da idade, do sexo, da crença, da raça...
(fica a dica para o Dia dos Pais que será neste final de semana!)

Curtam alguns pedacinhos, pois se eu fosse colocar as partes que gostei teria que digitar tudo novamente!

É importante tomarmos consciência de que a cada momento do dia, todos os dias, nos deparamos com uma escolha: podemos encher os baldes uns dos outros ou esvaziá-los. É uma escolha crucial, com sérias consequências para os nossos relacionamentos, para a nossa produtividade, saúde e felicidade. (pg. 16)
(...), depois de plantada a semente da positividade, “a energia se espalha pela rede”. Ele percebeu que bastam algumas conversas breves – mas personalizadas e positivas – para revigorar uma organização inteira. (pg.29)
Os estudos recentes mostram que as emoções negativas podem não só ser prejudiciais para a nossa saúde como até reduzir a expectativa de vida. Já vimos que basta uma pessoa negativa para arruinar um ambiente de trabalho inteiro. Da mesma forma, as emoções negativas podem também destruir relacionamentos, famílias e carreiras promissoras.
Por outro lado, descobertas recentes sugerem que as emoções positivas são um pré-requisito essencial e diário para a sobrevivência, melhorando nossa saúde física e mental e proporcionando um escudo contra a depressão e doenças. (pg. 53)
O reforço positivo dos nossos pontos fortes é capaz de impedir que nos deixemos dominar pela negatividade e de nos fazer entender que a reação positiva nos permite não só sobreviver, mas também crescer em face das adversidades. (pg. 77)
Você conhece aquela “panelinha” que se forma para esvaziar o balde de alguém? Na próxima vez que vir um balde sendo esvaziado, faça alguma coisa para compensar e procure chamar a atenção, de forma simpática, de quem esvaziou. Procure mostrar aos outros que uma negatividade injustificada só piora tudo, tanto para quem a exerce quanto para a vítima.
Na verdade, certas pessoas são de uma negatividade ou agressividade tão persistentes que simplesmente não dá para mudá-las, por mais que você se esforce. Possuem conchas de longo alcance – e sabem usá-las com requintes de maldade. Se chamar a atenção ou dar o exemplo não adiantar, procure ficar o mais longe possível dessas pessoas – para o seu próprio bem estar e saúde emocional. (pg. 88)
Perguntas do teste de impacto positivo
  1. Ajudei alguém nas últimas 24 horas?
  2. Sou uma pessoa gentil?
  3. Gosto de estar cercado de pessoas positivas?
  4. Elogiei alguém nas últimas 24 horas?
  5. Tenho jeito para fazer os outros se sentirem bem?
  6. Fico mais produtivo quando estou cercado de pessoas positivas?
  7. Nas últimas 24 horas, disse a alguma pessoa que gostava dela?
  8. Faço questão de conhecer gente nova, aonde quer que eu vá?
  9. Quando recebo um elogio, também me dá vontade de elogiar alguém?
  10. Na última semana, ouvi com atenção alguém falar sobre os seus objetivos e desejos?
  11. Consigo fazer as pessoas que estão infelizes rirem?
  12. Faço questão de chamar as pessoas próximas de mim pelo nome com que elas preferem ser chamadas?
  13. Valorizo aquilo que os meus colegas fazem especialmente bem?
  14. Sempre sorrio para as pessoas com quem me encontro?
  15. Sinto-me bem quando elogio uma atitude positiva de qualquer pessoa?
(pg. 92 e 93)

Um comentário:

cantinho de Jake croche disse...

Òtima dica este livro Pri!
Assim que eu puder eu vou ler também!
E vou compartilhar no face,as 10 perguntas são ótimas pra fazer cair a ficha da gente.
Bjs!!!