Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





terça-feira, 17 de julho de 2012

Orgulho de ser gaúcho! (1)



Este post está na minha cabeça faz tempo, mas eu esqueço, fico mexendo em outras coisas e acabo não pesquisando o que quero... enfim! Hoje eu tirei tempo (e muito tempo!) e vim para dizer e contar e justificar o porquê temos tanto orgulho de ser gaúcho.

(De mais a mais: me ajudem com seus comentários!!!)

Dia 26.05 no programa Agora é Tarde, na Band, Danilo Gentili entrevistou um cara inusitado, que faz “vlog” (vídeo blog) e devido ao seu sucesso, hoje está na MTV, conhecido como PC Siqueira.

Quem quiser assistir a entrevista, que foi ótima e engraçadíssima, este é o link:


Quase na “finaleira”, nos 16 minutos do vídeo (para quem quiser pular direto para lá), enquanto o Danilo pergunta sobre quem o critica muito na internet o diálogo se desenvolve mais ou menos assim:

PC: Inclusive... Tem... O Rio Grande do Sul, tá contra... eles estão querendo a minha cabeça...
DG: Por quê? Ah, mais gaúcho ta querendo cabeça sempre
PC: É...
...risos...
DG: O negócio deles é cabeça...
...risos...
PC: Então, eu até queria explicar esta história porque eu... no twitter um belo dia, eu não sei porquê, surgiu esse assunto e eu disse assim “Eu não entendo, não compreendo, o orgulho que os gaúchos tem do Rio Grande do Sul, porque eu não sou de lá”. Eu não sei qual que é, porque que eles tem orgulho.
DG: Pois é, eu já fui lá e também não sei o porquê eles tem orgulho.
PC: Pois é...
DG: Vamos lá...
PC: Pois é, mas ao invés de todo mundo vim me explicar por que eles tem orgulho, não: “O você é o maior filho da p#%@, porque cê ta falando mal?”... Daí eu deixei de achar que eles são orgulhosos para achar que eles são burros, né?
...risos...
DG: risos...Tá certo... Faz sentido.
PC: Pô, ninguém se pronunciou pra tentar me explicar, assim...
DG: Vai que é por que não entenderam
PC: Com certeza não entenderam.
DG: Por isso a tua audiência caiu no vlog, os gaúchos não estão mais vendo.
PC: É... não tão...

Bem... vamos ao meu “discurso poético” e se alguém quiser levá-lo ao PC Siqueira pode ser que ele venha a compreender um pouco as causas de um grande orgulho:

Nascemos num estado de tradições. Apesar de termos sofrido influencias colonizadoras, como todo o país, conseguimos conquistar nosso espaço dentro da nação, mantivemos e mantemos princípios e costumes ainda muito vivos na nossa sociedade.
O povo gaúcho tem bebida típica, comida típica, vestimenta típica, lendas, histórias... O povo gaúcho, seja ele mais “grosso” ou mais moderno, tem na sua essência simplicidade, educação, pudor e respeito ao próximo.
Temos também nosso momento deselegante, afinal de contas não deixamos de ser homens, mas acreditamos na nossa história e nos unimos para defendermos uns aos outros.
Na nossa geografia temos cenários urbanos e rurais, como em quase toda parte do país, mas em qualquer canto do Rio Grande que se vá existe a “linguagem universal” que une e aproxima o nativo do visitante. Da mesma forma, temos cenários mau cuidados, mas também belezas naturais, ou não, encantadoras.
Durante uma semana no ano, em setembro, comemoramos nas escolas, nas ruas, em locais específicos a nossa tradição e tudo o que diz respeito sobre ela. Comemoramos não o fato de termos vencido uma guerra, pois não vencemos, mas comemoramos o fato de que não desistimos de lutar por aquilo que achamos que é certo, justo e bom para o nosso povo. E essa “luta” ficou inserida dentro de todo gaúcho. Essa bravura em querer defender aquilo que é seu é que faz com que nós tenhamos orgulho, todos os dias de sermos quem somos e de vivermos onde vivemos e de termos nascido onde nascemos.
Não importa onde se encontre um gaúcho ele nunca se fecha aos seus. Ele jamais discrimina aos seus. Ele estende a mão aos seus. Não importa onde tu encontres um gaúcho tu sentiras o sotaque pesado, uma entonação na fala que sempre manifesta fé e esperança e a cabeça erguida por ter orgulho de quem é e pelo que faz por si e por todos que o cercam e pela sua terra amada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é quase impossível explicar a quem não é daqui pq a gente sente orgulho em ser daqui e aprecia certas coisas que aos olhos dos outros parecem até estranhas. Naqueles dias que fiquei no Rio eu, a Ana, que mora a 5 anos no Rio e a Lu, que mora a quatro em Floripa tentávamos explicar a uma carioca pq gostávamos tanto de poa e das coisas daqui, claro que ela não entendeu. Quando nos encontramos parecíamos irmãs, teve gente que comentou: "voces são parecidas!". Acho que os gaúchos quando se encontram fora do estado, é como se encontrassem familiares, a afinidade é na hora É muito engraçado mesmo!Beijos e estou torcendo para encontrares uns gaúchos "perdidos"aí pelo teu prédio ou no teu bairro. Silvia Valim

Nosso Cantinho de Jake Crochê! disse...

Realmente somos um povo de muitas tradições e isto nos dá este orgulho de ser gaúcho.E é uma terra muito querida e amistosa,apesar do clima frio desta época do ano somos um povo que mantêm-se aquecido pelo carinho e amizades!!!