Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





segunda-feira, 9 de julho de 2012

Minuto Opet 5


Continuando o Hífen

Com hífen:

Letras Iguais:quando são iguais a última letra do prefixo (primeira palavra) e a primeira letra da palavra seguinte, usa-se o hífen. Ex.: anti-inflamatório, contra-ataque, micro-ondas, micro-ônibus, super-revista, etc.

Prefixo EX, VICE e VIZO: usa-se sempre o hífen. Ex.: ex-diretor, ex-presidente, vice-campeão, vizo-rei.

Prefixos AB, AD, OB, SOB e SUB: será usado o hífen se a segunda palavra começar por R. Ex.: ab-rogar, ad-rogar, ob-rogar, sub-reitor, etc.

Prefixos ALÉM, AQUÉM, RECÉM e SEM: o hífen deve ser usado. Ex.: recém-casado, sem-terra, sem-dinheiro, sem-vergonha, etc.

Segunda palavra com H: quando a palavra seguinte começa com a letra H, usa-se o hífen. Ex.: anti-higiêncio, sub-humano, super-herói, etc.

Prefixos CIRCUM e PAN: será sempre usado o hífen quando a segunda palavra iniciar com M, N, H ou VOGAL. Ex.: circum-hospitalar, pan-americano

Prefixos PÓS, PRÉ e PRÓ: nestes prefixos (com acento), o hífen é sempre usado. Ex.: pós-graduação, pré-adolescência, pré-cozido, pré-datado, pré-natal, pós-cidadania, etc.
Atenção 1Pré-fixado: Será com hífen quando tratar-se de investimento. Será “prefixado” (sem hífen) se tiver o sentido de prefixo.
Atenção 2Pro forma ou Pró-forma: do latim “por formalidade”, pode-se usar uma ou outra.

Segunda palavra - TUPI-GUARANI: continua mantido o hífen nos sufixos (segunda palavra), de origem tupi-guarani. Ex.: anajá-mirim, capim-açu

Encadeamentos vocabulares: também permanece o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas o que já são conhecidos como “encadeamentos vocabulares”. Ex.: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo.

Partição de Palavras: se no final de uma determinada linha, a partição de uma palavra ou combinação de palavras, coincidir com a hifenização, o hífen deve ser repetido na linha seguinte para que se tenha mais clareza gráfica. Ex.:
Naquela cidade conta-
-se que ele foi viajar.
O novo diretor recebeu o ex-
-aluno e seus familiares.

Compostos com Bem e Mal: emprega-se o hífen nos compostos com os advérbios (é a palavra que é invariável morfologicamente, ou seja, não apresenta flexão de gênero, número, modo, etc.; semanticamente expressa uma circunstância [lugar, tempo, modo, dúvida, certeza]; sintaticamente modifica o verbo, um adjetivo, um outro advérbio ou toda uma afirmação expressa em uma frase) bem e mal, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h. No entanto, o advérbio bem, ao contrário de mal, pode não se aglutinar com palavras começadas por consoante. Eis alguns exemplos: bem-estar; bem-humorado; mal-estar; mal-humorado; bem-criado (malcriado); bem-falante (malfalante); bem-visto (malvisto).
Em muitos compostos o advérbio bem aparece aglutinado com o segundo elemento, quer este tenha ou não vida à parte: benfeitor, benfeito, etc.

Ainda com dúvidas sobre o hífen?! Acesse:


E mais, a título de conhecimento mando o link do jornal O Globo de 24/03/2012, onde o caderno “Prosa e Verso” traz na capa a seguinte notícia: Dissonâncias da Língua – Oposição ao acordo ortográfico volta à tona em Portugal e cria temores de que a adoção das novas regras não sejam unificada. Durmam com esse “barulho” e com esse monte de regras!!!


E quem está concorrendo o sorteio, por enquanto é: 
1-     Jaqueline Kolling
2-     Ana Paula Mota
3-     Gabriela Stein
4-     Cristiane Franco
5-     Cristiane Pinho
6-     Dani Paes de Almeida
7-     Cleci Santos
8- Kéline Kolling
9- Silvia Valim
10- Camila Dias

Não sabe que sorteio é esse?! Corre lá e olha: http://aquiqueumoro.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-no-dia-do-amigo.html tem que deixar recado pra mim dizendo "EU QUERO PARTICIPAR DO SORTEIO" se não eu não coloco o nome na lista!

Um comentário:

Nosso Cantinho de Jake Crochê! disse...

Boas as dicas!!! Como sempre tu nos ajuda muito com essas mudanças na língua portuguesa.