Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Leitura partilhada – Capítulo V



Você pode ser feliz sem ser perfeitaComo se libertar das cobranças excessivas e se aceitar do jeito que você é. Editora Sextante – Autoras: Alice D. Domar, PH.D. & Alice Lesch Kelly

Maior tempão que eu não escrevia sobre esta nossa “Leitura Partilhada”, né?! Culpa toda minha! Somente minha!
Na realidade – preciso confessar-me! – eu estou, claro, repartindo com vocês dicas que achei importantíssima deste livro, mas acima de tudo, escrevendo um resumo para mim! Sim! Apenas pra mim! Para que sempre que a minha autoestima entre no termômetro de diminuição de temperatura eu corra até o Blog e releia todo o “resumo” que fiz.
Que feio, né?! Estou usando vocês!
Mas espero que esse “usar” esteja sendo proveitoso e dando boas dicas. Vou tentar postá-los com mais freqüência, pois o livro já está lido, quase relido e tudo que está relido já foi digitado... foi omissão minha mesmo! Beijocas!

Capítulo V – Celebre sua beleza, não suas imperfeições
Distorções cognitivas causam uma quantidade imensa de problemas no que se refere a pensamentos relacionados ao corpo. Se falássemos com outras pessoas do modo como falamos conosco, não teríamos muitas amigas.
Um dos melhores exemplos de pensamento do tipo “ou tudo ou nada” é o efeito provocado pela atitude de chutar o balde. (Pg. 85)
Distorção: Dar a si mesma apelidos e rótulos depreciativos
Exemplo: Depois de dar cabo de um saco grande de salgadinhos, você se intitula uma “porca” ou um “lixo”.
Diga a si mesma: “Eu não devia ter feito isso. Vou escrever no meu diário para tentar descobrir por que comi tanto e como evitar que isso se repita no futuro.” (Pg. 87)
Distorção: Cobranças excessivas a si mesma
Exemplo: Você diz a si mesma que jamais deve sair de casa se não estiver com uma aparência perfeita, ou as pessoas vão julgá-la mal.
Diga a si mesma: “Se as pessoas me julgam apenas pela aparência, não são muito legais.” (Pg. 88)
Pesquisas mostram que é realmente melhor estar acima do peso e em forma do que magra e sedentária. (Pg. 89)
Quando o exercício se transforma em hábito, a alimentação mais saudável parece ser uma conseqüência natural.
A idéia é estabelecer pequenas metas, alcançá-las, sentir-se confortável com elas e depois acrescentar mais metas. Em outras palavras, dê pequenos passos. (Pg. 90)
Dar pequenos passos é um modo incrivelmente eficaz para atingir metas.
Você pode encontrar tempo e desenvolver paciência. (Pg. 91)
O segredo do plano 80/20 é que ele se baseia na expectativa realista de que, embora não consiga seguir um regime nutritivo o tempo todo, você consegue fazê-lo a maior parte do tempo. (Pg. 93)
Fale para a imagem refletida no espelho com o mesmo amor e compaixão que usaria para se dirigir a uma amiga querida ou alguém de sua família. Espero que descubra que, ao falar consigo mesma do modo como fala com os outros, suas palavras serão muito menos ásperas e você conseguirá avaliar melhor os méritos do seu corpo. (Pg. 96)
Vemos então na mídia dois extremos: as mulheres perfeitas das capas de revista e os perdedores na TV do dia a dia. Não queremos ser iguais aos perdedores, por isso somos atraídos pela perfeição. Se pudermos escolher, vamos querer nos comparar aos bonitos, não aos feios.
As pessoas estão fazendo sexo com muito menos freqüência do que pensamos e não estão tendo o prazer que imaginamos.
A verdade é que o desejo sexual de uma mulher alterna períodos de aumento e diminuição ao longo da vida. (Pg. 97)
Portanto se estiver sentindo que sua vida sexual não é mais a mesma e que você está passando por um desses ciclos da vida, relaxe. É normal.
Seu corpo não precisa ser perfeito para excitar um homem.
Se quiser ter relações prazerosas, abandone a idéia de que “somente as mulheres com corpo perfeito têm prazer”.
A maioria dos homens se preocupa mais em saber como você age na cama do que com a sua aparência. Tente se concentrar em ser, em vez de julgar seu corpo. Você parecerá mais sensual, qualquer que seja a sua constituição física, se sentir-se sensual – e seu parceiro vai perceber isso. (Pg. 98)
Se sentimentos intensos de vergonha, ansiedade ou culpa impedem que você tenha uma vida sexual saudável, pense em consultar um terapeuta que a ajude a explorar a origem desses sentimentos e a descobrir como trabalhá-los.
...duas coisas: primeiro, que recompensas ajudam a reforçar o comportamento positivo e, segundo, que não podemos depender de pessoas ao nosso redor para nos dar o reconhecimento que precisamos. (Pg. 99)
Por que quando uma amiga comete um erro a desculpamos, mas quando nós o cometemos nos recriminamos?
Quando você perde controle uma vez, o pensamento perfeccionista a convence de que nunca irá recuperá-lo. (Pg. 100)
Lembre-se dos quatro passos para frear o pensamento: parar, respirar, refletir e escolher.
Quando você lutar para se perdoar, tente imaginar o que faria se sua melhor amiga lhe telefonasse e dissesse que tinha cometido o mesmo erro que você. Você a repreenderia, xingaria e a chamaria de fraca? Claro que não. Você a apoiaria, incentivando-a a perdoar a si mesma e a relevar o erro. Tente agir do mesmo modo quando você falhar e seja tão tolerante consigo mesma quanto seria com uma amiga. (Pg. 101)
... há coisa na vida que simplesmente não conseguimos controlar.
Uma estratégia para a superação de adversidades é procurar sentido para o infortúnio.
Essas pessoas passaram por uma crise e a usaram como impulso para modificar suas vidas ou criar algo significativo. (Pg. 103)
Não faça nada que não queira fazer. (Pg. 104)
Não reprima suas emoções sobre problemas de saúde sérios. Deixe que as emoções existam e permita senti-las. É saudável se lamentar. Reserve algum tempo para você e procure nos amigos, em grupos de apoio ou em um terapeuta o amparo de que precisar. (Pg. 105)
Perfeccionistas odeiam não ter o controle e detestam saber que o destino pode trazer imprevistos contra os quais elas não podem fazer nada. (Pg. 106)
... culpar a si mesma é uma atitude destrutiva. Corrói os sentimentos de autoestima, que em geral já são frágeis em perfeccionistas. (Pg. 107)
Ao praticar a gratidão ativa, você pode começar o processo de desviar sua atenção de falhas e direcioná-la para todos os pontos positivos... (Pg. 108)

Nenhum comentário: