Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





terça-feira, 26 de junho de 2012

Minuto Opet 4

É coisa, né?! Eu também achei que era bem pouquinha coisa, quase sem significância, mas as mudanças são punks! E mais, a gente acha que são coisinhas de tirar de letra... Obvio que não! Afinal de contas estamos acostumados com outra coisa. Claro que quando são palavras que nós não estamos acostumados é mais fácil, consultamos um dicionário, jogamos no Google e nem sabíamos se existia ou não regra anteriormente, mas e aquelas que há muito a gente já escreve? Ou então as que foram “traumas” das aulas onde a professora sempre nos corrigia? Affe! Mas vamos lá que recém passamos da metade!



Continuando o Hífen

Sem hífen:

Segunda palavra sem S, R ou H:sem hífen quando a segunda palavra começa com consoante diferente de S, R ou H. Ex.: antidrogas, biodiversidade, contramão, extragonjugal, hidromassagem, minimundo, semitransparente, etc.

Perda de noção de composição: em certas palavras que perderam a noção de composição, o hífen não é usado. Ex.: girassol, mandachuva, paraquedas, pontapé, etc.
O hífen continuará sendo usado nas palavras para-brisa, para-choque, para-lama e para-raios, agora porem sem o acento diferencial. E paraquedas perdeu o hífen e o acento diferencial.

Formação de palavras com NÃO e QUASE: não se usa o hífen na formação de palavras com não e quase. Ex.: (acordo de) não agressão; (isto é um) quase delito.

Prefixo CO: recebe tratamento diferente. Apesar da igualdade de letras será mantida por força de tradição, a grafia já consagrada (sem hífen). Ex.: cooperar, coordenar, coocupar, etc.
Não havendo igualdade de vogais, desaparece o hífen. Ex.: coautor, coeditor.
Quando a palavra que vem depois do prefixo, começa com H elimina-se o hífen e o H, como na palavra coabitar, pois o H não é pronunciado. Tanto no caso de coabitar como de coerdeiro, trata-se do encontro de duas vogais: O e A, O e E.

Um comentário:

Nosso Cantinho de Jake Crochê! disse...

Estas dicas da mudança na gramatica são ótimas mesmo!TEm cada coisa que confunde nossa cabecinha...hahaha!