Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





terça-feira, 19 de junho de 2012

Minuto Opet 3

Língua Portuguesa é como cocô de cachorro, né?! Ta ali quietinha e não incomoda ninguém... Pisa em cima pra ver o que acontece!
Eu e minhas comparações... Uma vez uma professora na faculdade me xingou muito, pois era para falar sobre o “papel do professor” e eu com todo o meu dom literário, transformei o papel do professor em “papel higiênico”... Adoro a Lívia! Saudades...
Enfim... Estou tentando “facilitar” alguma coisa para alguns, e para mim também! Mas sei que para muitos a vontade é de sair gritando e dizendo “Já tenho mais que trinta anos e ainda nem sei as regras da escola direito e mudaram tudo!!!!!!!!!”
Eu sei! Compreendo! E mais: sou solidária!
To tentando ajudar. Peço para que os “profes” que leem meu blog que me corrijam onde eu estiver errada (nem que seja por e-mail e morrendo de vergonha das minhas gafes), e também me deem dicas, se acham que tem uma forma mais fácil de explicar algumas regras...



Acento Circunflexo
Desaparece nas letras dobradas. Assim, o acento circunflexo não é mais utilizado nas palavras terminadas em eem e oo. Ex.: leem, voo.
Permanece quando se trata de diferenciar singular e plural dos verbos ter e vir, assim como dos seus derivados (manter, intervir, etc.). Ex.: Eles têm; Eles vêm.

Hífen
É na hifenização onde as mudanças têm causado mais dúvidas. Como o uso do hífen sempre foi fonte de muita dificuldade, espera-se que as novas regras tragam alguma simplificação.

Sem hífen:

Vogais Diferentes:com vogais diferentes (final da primeira palavra e início da segunda), o correto é a unificação. Ex.: anteontem; antiético; autoestrada; extraescolar; extraoficial; infraestrutura, microempresa; poliesportivo.

Prefixos DES, IN e RE: nos prefixos (primeira palavra) que começam com DES, IN e RE há palavras que já se consagram com a perda do hífen e isso será mantido. Ex.: desabitado, desarmonioso,inábil, reaver

Prefixos HIPER, INTER e SUPER: quando a segunda palavra começa com S e é antecedida por um destes prefixos, o hífen não é usado e o S não é duplicado. Ex.: hipersensível, hipersexualismo, intersindical, intersocial, supersafra, supersalário, supersecreto, etc.

Segunda palavra com S* ou R: quando a primeira palavra termina em vogal e a segunda começa com S ou R, estas consoantes devem ser duplicadas e as palavras unidas. Ex.: antisséptico, antirruga, contrarregra, minissaia, minissérie, motosserra, ultrassom, etc.
S*: exceto com os prefixos HIPER, INTER e SUPER.

2 comentários:

Nosso Cantinho de Jake Crochê! disse...

Nossa!!! Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!
Hahahaha...ainda bem que temos tu para nos ajudar e nos dar umas dicas,ainda nem aprendi direito as regras antigas e agora já tem novas...hahaha.
Mas vamos ir lendo e praticando,aos poucos a gente vai aprendendo.
bjs amiga!

Nosso Cantinho de Jake Crochê! disse...

Socorrrrooooo!!!!!!!!!!!!
Hahaha...nem a antiga eu sei muiiiito bem e já criaram nova,mas ainda bem que temos a ti pra nos ajudar com os post e as dicas.
Valeu amiga!!!
Bjs!