Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





quinta-feira, 14 de junho de 2012

Feriado do Padroeiro - 13/06

Bom dia com sol tímido e calor aqui em Duque de Caxias! (este post foi escrito ontem, mas meu 3G não ajudou muito... desculpem o atraso!)
Hoje é feriado aqui na cidade, dia do Padroeiro.



Desde minha época de CLJ Santo Antônio era um Santo que prestigiava e até hoje gosto dele. Claro que naquela época tinha toda a situação por ele ser o Santo Casamenteiro, daí a magia e o gosto era bem maior que o normal.
Agora eu já casei! ... risos...
Ainda gosto de Santo Antônio e hoje vim para contar algumas curiosidades sobre este santo (pesquisei no Google: http://wagsantos.sites.uol.com.br/personalidades/index.html) (*- quem quiser saber mais curiosidades, simpatias e milagres, vai lá!) e também sobre ele ser o Padroeiro de Caxias (também pesquisei no Google: http://www.cmdc.rj.gov.br/base.asp?area=datas) *
Quem não estiver afim de ler sobre o santo, sem problemas... só aproveita a oportunidade e faz a Oração de Santo Antônio, afinal de contas o que não faz mal, deve fazer um bem danado!



Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.
A VIDA DE SANTO ANTÔNIO
Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.
A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Após uma crise de hidropisia, Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.


Desde 1970, Santo Antônio é o padroeiro oficial de Duque de Caxias, apesar do culto ser anterior à data. A devoção ao santo é tão forte que o município instituiu um feriado para seu culto, ou melhor, o único da cidade: dia 13 de junho. O ato que definiu o feriado veio através da deliberação nº1543, de 16 de abril de 1970, publicada no Boletim Oficial nº517, de 27 de abril de 1970, assinado pelo então prefeito Moacyr Rodrigues do Carmo.
Na cidade, o santo “casamenteiro” tem muito trabalho. A população feminina supera a masculina em 240 mil, segundo dados do IBGE de 2000. Haja pedidos de casamento!
Os cultos são realizados na Matriz da Paróquia de Santo Antônio, localizada na Avenida Presidente Kennedy, no Centro. A igreja foi construída no dia 13 de junho de 1939, no primeiro distrito. 

Um comentário:

Nosso Cantinho de Jake Crochê! disse...

Muito legal!!!!
Nós já casamos...rsrsrs....mas sempre há quem precise da forcinha deste Santinho...hehehe!
Bjs minha amiga!