Depois de um tempo,
depois de reorganizar minha vida...

Reformulando o Blog...

Como deixar de lado por tanto tempo minha maior paixão?

Escrever!!!!





domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sebo


S. m.
 1. Substância graxa e consistente, que se encontra nas vísceras abdominais dalguns quadrúpedes.
 2. Histol. Produto de secreção das glândulas sebáceas, constituído essencialmente de restos celulares, lipídios, etc., e que desempenha o papel de protetor da pele.
 3. Bras.  Livraria onde se vendem livros usados; caga-sebo.
 4. Bras.  Chulo  V. namoro (1).
 5. Bras.  Sebite (4). 

Adoro a definição número 3!
Quando visito Sebos me farto e infarto o Anderson!
Achei um – sim, apenas 1 – em Rio das Ostras, bem no centro, na rua da Feirinha dos Artesãos, descobri cada coisa boa... olhem só:



Primeiro quero mostrar estes três:



Aqui temos um livrinho daqueles bem fofos que a gente compra para um dia dar de presente a alguém; depois o presente que fiquei devendo ao meu irmão mais velho de aniversário (é que eu comprei duas camisetas, mas uma não serviu, fiquei devendo um presente! Ia comprar outra camiseta, mas aí quando vi o livro do Indiana... Não resisti! Achei que seria perfeito para dar pro Le!); e por fim um quadrinho mais que especial, hein?! Ainda mais para fãs do X-Man como eu!
Agora vejam estes:



Duas relíquias super clássicas e gostosas que eu, como uma boa amante da literatura e professora que sou não poderia deixar num sebo dando sopa!
E estes foram em especial para a Malu:



Silka foi meio que “bati o olho”, achei a ilustração singela e também imaginei que poderia ter uma história legal para a Malu (só falta eu ler para ter certeza); As confusões de Aninha além de a autora ser uma fofa eu também me lembrei de um livro que ganhei da minha prima Fabiane no dia do meu aniversário de 6 anos chamado Invasão de Pensamento, da Alina Perlman, que ainda traz uma dedicatória assim Há no livro uma luz calma que torna o mundo maior; Quem vê pelos olhos da alma, vê mais longe e vê melhor. Com carinho da tua prima Fabiane 10/05/1986, super fofíssimo, né?!
Aí tem Era uma vez... um corpo, muito legal! Por ele ser antigo (1978) ele diz assim no seu resumo: para facilitar a compreensão dos termos anatômicos e fisiológicos, muitas vezes áridos para as crianças muito pequenas, a autora teve o cuidado de os pôr ao seu alcance simplificando-os e, como a atenção dos seus pequenos leitores se fatiga facilmente, Ainda Marcuse recorreu a um estilo claro, simples e repleto de imagens... O livro é muito bonitinho, cheio de pudores e precauções. Coisa mais inocente!
Por fim A Bruxinha Atrapalhada esse eu olhei e lembrei logo de um livro que a “Tia” Cris deu para a Malu, chamado Rabisco um cachorro perfeito, ele é feito só por ilustrações o que faz a criança exercitar a imaginação para “criar” ou “ler” a história. É fantástico! Aliás, os dois são fantásticos, só que A Bruxinha Atrapalhada é de 1984, enquanto o Rabisco é de 2008.
Por fim estes quatro:



Gente vocês não tem ideia! Eu cresci “lendo” estes livros! Minha mãe tinha na estante e deixava o manuseio por conta da gente. Infelizmente eu risquei alguns e também rasguei, mas é incrível que eu achasse de primeiro só um e daí saí garimpando os outros todos e achei e fiquei eufórica... sentei no chão do Sebo e folheei cada um deles, me senti na sala da casa lá de Morungava, no sítio...
Olhem minhas páginas preferidas, que nunca esqueci:



Nossa! Sensacional! Sempre pensei muito nestes livros e em todos os outros que nós tínhamos. Muitos se perderam quando nos mudamos para Cachoeirinha, pois deixamos no sítio, acabamos por locá-lo e enfim... os livros se foram! Mas acho que da minha memória eles nunca se apagaram, quem sabe eles tenham sido uns grandes influenciadores para que hoje eu fosse uma apaixonada por leitura e literatura e acabasse escrevendo um post enorme só de livros e recordações?!

Querem saber? O marca página do Sebo diz tudo o que eu gostaria de terminar dizendo a vocês:

Um comentário:

Anônimo disse...

A comadre.......... Sempre assim tão linda, por dentro e por fora, orgulho da minha escolha, mais que perfeita, pois alem de tudo é dinda do pequeno Leo, que espero possa curtir junto com a Malu alguns desses clássicos que agora ilustrarão a estante da sala de vcs.
Ps: O Léo continua carregando o livro do burrinho que ganhou de ti, mesmo depois de eu ter lavado ele, pois certo dia estavamos andando de carro e o Leo vomitou todo o livro; e a Mari ainda não conseguiu terminar de pintar o dela. Bjs no coração Cris Pinho